Páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Palestra realizada em Várzea Alegre mostra a importância dos empreendimentos imobiliários,legalização de loteamentos e gera críticas ao cartório de registro de imóveis da cidade

Na noite desta quinta-feira, 16, no auditório da Escola Dr. Pedro Sátiro,no município de Várzea Alegre/Ce, aconteceu importante evento voltado para o setor imobiliário.
O evento foi realizado pela ACCS – Associação dos Construtores do Centro-Sul do Ceará , CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará, Caixa Econômica e intermediado pela Castelo Branco Corretora de Imóveis com apoio da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Alegre.
O presidente da CDL, Fernando Costa Cavalcante, abriu o evento falando da importância das parcerias firmadas pela CDL para o fortalecimento do comércio de Várzea Alegre. Ele citou que o setor imobiliário do município vem em ascensão e que é importante a presença da Caixa Econômica para que esse mercado continue aquecido.
Elenilton Lopes – Presidente da ACCS – Associação dos Construtores do Sul do Ceará, foi o primeiro palestrante da noite. Ele deu evidência à cadeia produtiva do setor imobiliário que gera empregos e também realiza o sonho da maioria das pessoas que é ter casa própria
Elenilton Lopes também deu explicações sobre a burocracia que deve ser vencida para facilitar a regularização de terrenos e imóveis, o que facilita o acesso da população aos financiamentos de imóveis, falando ainda da necessidade do município modificar o seu código tributário, pois as taxas cobradas hoje para se abrir um loteamento naquela cidade são altas em relação aos municípios vizinhos.
O Supervisor de Canais da Caixa Econômica Federal, Emanuel Ricardo dos Santos Freire, tratou especificamente de habitação, com foco no programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida, programa com a meta de construir e reformar mais de três milhões de moradias até 2014 no Brasil, desejo alimentado, segundo o palestrante, desde os tempos primitivos.
Sobre financiamento, ele destacou que a Caixa banca a construção da casa, aquisição de terreno e  até refinancia a aquisição do imóvel.
Várzea Alegre, pelo número de habitantes, cerca de quarenta mil moradores, pelo programa Minha Casa, Minha Vida, se encaixa no financiamento de até R$ 80.000.00 (oitenta mil reais), com juros de até 5% ao ano, com subsídio de 11 mil reais. 
O último palestrante da noite, o presidente do CRECI – Conselho Regional de Corretotes de Imóveis do Ceará, Apollo Scherer, elogiou a condição geográfica de Várzea Alegre no estado do Ceará.
Mereceu elogios do palestrante a boa recepção que recebeu na cidade e as condições do auditório da Escola Dr. Pedro Sátiro, as quais qualificou como raridade no interior do Ceará.
Um dos principais pontos destacados por Apollo Scherer foi a falta de documentos legais de propriedades e propôs que seja feito um mutirão para regularização de loteamentos. Ele orientou que a falta de documentos de áreas de terras podem ser empecilhos para a viabilidade de projetos como o Minha Casa, Minha Vida.
Apollo Scherer reclamou a ausência de representantes do cartório do registro de imóveis da cidade no evento.
Ele também destacou que os representantes legais para negociar a compra e venda de imóveis são os corretores de imóveis com formação, assim como o médico é o único profissional autorizado a clinicar, e quem age na área à margem da lei é contraventor, inclusive ressaltando que se flagrado, o contraventor é preso e a prisão é inafiançável.

O prefeito da cidade, Zé Helder, encerrou o evento, falando sobre o crescimento de Várzea Alegre, especialmente no setor imobiliário, que gera centenas de empregos, fortalecendo a economia do município.
Zé Helder ressaltou que a economia de Várzea Alegre deverá ganhar em breve uma fábrica de peças e acessórios para motos, o que a tornará ainda mais forte.
O prefeito também reclamou do Cartório Raimundo de Norões Milfont Neto que é responsável pelo registro de imóveis da cidade, que considerou atrasado e prejudica o crescimento do setor imobiliário, enfatizando que perdeu a construção de uma agência do INSS em Várzea Alegre em função de atraso de emissão de documentação por parte do cartório .
Zé Helder disse que apoiará a causa da regulamentação de terras na cidade e que ordenará de imediato um estudo sobre a tributação que é cobrada para abertura de loteamentos atendendo a solicitação da ACCS e que no que depender da sua gestão fará de tudo para incentivar o desenvolvimento da classe no município, assim como foi feito com o incentivo fiscal para a atração de indústrias naquela cidade.
O prefeito também disse que a Caixa Econômica deverá se instalar em Várzea Alegre até o mês de outubro, o que representará um grande salto para o desenvolvimento da cidade, especialmente na área imobiliária.





Nenhum comentário:

Postar um comentário